Introdução
A disfunção das glândulas de Meibomius (DGM) pode muito bem ser a principal causa da doença do olho seco em todo o mundo. Apesar de este problema influenciar a saúde e o bem-estar de milhões de pessoas, não existe um consenso global quanto à definição, classificação, diagnóstico ou terapia da DGM. Para alcançar esse consenso, a Tear Film & Ocular Surface Society (TFOS; http://www.TearFilm.org), uma organização sem fins lucrativos, lançou o Workshop Internacional sobre a DGM (www.tearfilm.org/mgdworkshop/index.html). Este tinha por objectivos:

Realizar uma avaliação baseada na evidência da estrutura e da função da glândula meibomiana na saúde e na doença,
• Desenvolver uma verdadeira compreensão da definição e classificação da DGM,
• Avaliar os métodos de diagnóstico, avaliação e graduação da gravidade da DGM,
• Desenvolver recomendações para a gestão e a terapia da DGM,
• Desenvolver normas adequadas de concepção de ensaios clínicos para avaliar as intervenções farmacológicas no tratamento da DGM, e
• Criar um resumo de recomendações para futuras investigações sobre DGM.

O Workshop sobre a DGM, que levou mais de dois anos a ser concluído, finalizou o seu relatório no final de 2010. Este trabalho envolveu mais de 50 peritos em investigação clínica e básica de todo o mundo. Os participantes foram divididos em subcomissões, analisaram dados publicados e examinaram os níveis de evidência. Os relatórios das subcomissões foram distribuídos a todos os participantes do Workshop, apresentados em fórum aberto e discutidos de forma interactiva.

O relatório completo do Workshop é publicado em Inglês, nesta edição da Investigative Ophthalmology & Visual Science.

O relatório também foi traduzido para Chinês, Holandês, Francês, Alemão, Grego, Italiano, Japonês, Polaco, Português, Espanhol, Russo e Turco, e essas traduções encontram-se no site da TFOS.

Apresenta-se a seguir um resumo das conclusões e recomendações do Workshop Internacional da TFOS. O material aqui apresentado é um resumo do relatório completo, consequentemente, detalhes e referências adicionais podem ser encontrados em acesso livre na versão online.